terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sementes, esplendidas, sementes...

Hoje, passado três anos, tive a oportunidade de estar reencontrando um professor, que prefiro caracterizá-lo como mestre. Quando fomos nos cumprimentar, por se tratar da fase da adolescência em que tivemos contato, em um intervalo de três anos, fisicamente passei por grandes mudanças, por esse fato, em primeiro momento esse professor não me reconheceu. Porém, imagino que com meias palavras trocadas logo tratou de se lembrar, e me proferiu as seguintes palavras, com seu jeito descontraído 'po bixo cê mudou demais'. E realmente, mudei bastante, e esse mestre contribui para essa mudança... Em outro momento, enquanto tinha uma fala com os seus alunos, tive um breve pressentimento que ele se viu um pouco em minhas palavras, o que não era para menos, pelo fato dele ter sido uma espécie de exemplo. Em outro momento, após o anterior, surgiu a ideia, naturalmente de esse professor fazer um depoimento a respeito da apresentação que uns amigos e eu fizemos na aula do mesmo. E em dado momento de sua fala, podem perceber que é cheio de momentos (rs), o mesmo usou a metáfora da semente, semente essa que teria sido plantada por ele em um passado não muito distante, a três anos, e que estaria surgindo resultados, positivos por sinal. E realmente, o senhor estava completamente certo, a semente e um dos primeiro contatos com lições de cidadania, respeito, participação, conhecimento, revoluções foram proporcionadas por aquelas aulas divertidas de história. Esse fato fez com que eu pudesse refletir sobre esses momentos, e sobre as minhas ações relacionadas as fantásticas sementes, era nítido a satisfação e a emoção com que aquele professor se orgulhava dos seus possíveis frutos, a gratificação chegou a transbordar por seus olhos em forma de lágrimas. Nesse mesmo dia, me deparei com outra situação, na qual estava diante dos meus olhos uma semente não muito interessante que eu havia plantado no passado, me senti extremamente envergonhado, ao ponto de não conseguir encarar focando os olhos. Mas como o ontem é passado, e o hoje é presente, e amanhã é futuro, insisto nas sementes, esse dia repleto de sementes e frutos, e frutos de sementes, foram de grande importância para que eu pudesse pensar sobre. Devido a supostas ações realizadas por minha pessoa, chegaram a mim certos elogios, que me deixaram extremamente orgulhoso e feliz, na qual pessoas me mostraram sementes recentes em que eu havia plantado e que até o momento estava gerando bons frutos. Esses momentos me fizeram relacionar as sementes, as vezes é importante fazermos comparações, aquela semente ruim que plantei no passado, me trouxa um sentimento de vergonha e constrangimento, que não é nenhum pouco gratificante, já as ‘boas sementes ‘ geram um sentimento de até mesmo euforia, isso me faz estar a cada dia mais querendo buscando apenas plantar boas sementes, para que em um futuro, seja ele de três anos, ou de horas, possa me trazer satisfação. Escutando algumas músicas, me veio à cabeça um artista que tenho imensa admiração, Criolo, em uma de suas poesias ele diz 'exemplo não sou, cidadão comum com vontade de vencer', me identifico bastante com essa frase, pois sou apenas um cidadão comum, de 17, com vontade de crescer, mas não crescer somente individualmente, mas de forma que agregue todos que esteja a minha volta, e aqueles que não estão, mas que de forma abrangente possam estar sendo atingidas por 'boas ações'. Esse mesmo raciocínio me remete a outra música, do mesmo artista, onde ele diz: 'Quem tá na linha de frente, não pode amarelar, o sorriso inocente, das crianças de lá', que me proporciona a seguinte reflexão, se tenho ideais, ou apenas ideias, e que quando compartilhadas, outras pessoas são contaminadas, mesmo que no fim dê errado, irei em frente, por mais que cause medo e haja dificuldades, não posso ‘amarelar’, pois a partir do momento em que acreditamos em algo, aquilo existe, e pode ser realizado, dessa forma independente do resultado aquilo deve ser feito até o fim, até que dê certo ou errado. Tenho tido essas experiências em um dos locais em que convivo, e tem sido extremamente gratificante, quando vem o fracasso, partilho com aqueles que acreditaram comigo, porém não desacredito do ideal, é quando há sucesso, a felicidade é inexplicável e não há nada que pague. As minhas má sementes do passado espero que sejam perdoadas, e no meu presente e futuro, procuro e procurarei estar plantando apenas boas sementes, pois estas são fantásticas, independente do momento em que são colhidas. Mesmo com 17 já tenho algumas que me orgulho. Aproveito para agradecer as boas sementes que foram plantadas a cerca de mim. Meu muito obrigado, pretendo fazer que se tornem belos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário