segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Prove, na prova!

Hoje realizei uma prova da universidade federal da minha cidade. Meu último ano do ensino médio acabou. Esses fatos me fizeram refletir, será que todos esses anos de estudos têm como objetivo ser aprovado em uma prova de uma universidade?! Objetivamente sim, o objetivo, dos anos escolares, é particularmente a aprovação na prova do vestibular. Chega a ser frustrante, creio que se estivesse me dedicado intensamente ao estudo com intuito de ser aprovado, seria uma pessoa muito frustrada. Nesse momento valorizo todos os instantes de descontração, de brincadeiras, de aulas perdidas, pois se não fosse esses momentos, todos esses anos não teriam nenhuma significação. É claro que os conteúdos dos professores foram de extremo valor, portanto, os ensinamentos de que mais valeram, foram os de como é a vida, foram os que me apresentaram outras vertentes do mundo, foram os que me constituíram como ser humano, não os curriculares que tem como finalidade o vestibular... A algum tempo, as vésperas da 1º fase do vestibular, presenciei uma cena, de um amigo em desespero por conta da prova da universidade, foi muito comovente para mim, até que ponto uma prova, prova algo? Aquele adolescente desesperado, pois se não obtiver a aprovação terá um futuro ainda mais incerto, talvez até o repúdio dos pais. Eu, como estudante da rede pública, sinto pena dos estudantes das empresas educacionais, escolas particulares, vejo essas instituições como formadoras de máquinas sociais, indivíduos que constantemente massageiam seu ego, incapaz de pensar no coletivo, e infelizmente, os lugares das universidades são destinadas, na maioria das vezes para estes indivíduos. Qual realmente a finalidade dessas provas, porque em minha opinião, uma prova de cinco horas (5h), é impossível constatar a capacidade ou a incapacidade de alguém. Conheço verdadeiros gênios, que por não conseguirem alcançar determinada pontuação, ficaram de fora da universidade, é uma perda incalculável, pessoas que realmente poderiam fazer a diferença no mundo, são barradas por um teste, que na verdade não testa nada, só conclui o que você decorou no decorrer da sua vida escolar. Agradeço aos meus professores, verdadeiros mestres, que além do curricular, me ensinaram a ser humano, que é o que realmente importa, e faz diferença para o mundo, o meu muito obrigado pelo trabalho de vocês, e espero que o trabalho de vocês alcance mais pessoas, para formação de pessoas melhores. O vestibular é angustiante, hoje, me sinto aliviado por ter feito a segunda etapa do teste, agora aguardo o resultado do meu teste, que testara a minha capacidade, que dirá se sou apto a estar em uma universidade. Chega a ser irônico, mas é, infelizmente, a verdade. Espero que um dia isso mude, e espero fazer parte dessa mudança.

Um comentário:

  1. É o teste, é o teste, é a febre, é a glória
    Não se corromper pra nóis já é vitória..

    ;]

    ResponderExcluir