sábado, 21 de dezembro de 2013

O problema é meu, não é seu!

Eu, como criança que sou, exijo que essa expressão seja abolida de nosso vocabulário, para todo o sempre! Parece brincadeira, mas não é, é sério, isso nos prejudica, não só uma pessoa mas diversas, pelo fato de que vivemos em uma sociedade, e quando o problema é de um, é de todos. Só não será problema de todos, caso você viva isolado em uma floresta do Vietnã, e mesmo assim corre risco de ser problema de todos. Hoje meu irmão menor (os menores são foda...) por um acaso, o destino estragou sua bicicleta, e em um dialogo entre nós, disse a ele que sabia que tinha estragado o veículo, logo ele proferiu essas destrutivas e ignorantes palavras 'o problema é meu, não é seu!'. NÃO! É ai que você se engana maninho, a bicicleta pode até ser sua, mas o problema é nosso, pois esse fato implicará também na minha vida, pois papai terá de gastar grana com o conserto, e isso modificará, por menor que seja, o orçamento familiar. Essa é um historinha verídica para refletir. Todos nós de certa forma possuímos alguns problemas, seja ele qual for, não acaba sendo um problema particular, e sim coletivo, pois querendo ou não irá interferir na vida de terceiros, tanto de forma direta quanto indireta, pois problemas tem a infeliz capacidade de abalar, e quando isso ocorre, há uma modificação de comportamento do individuo, que logo interfere no circulo de convivência. Que tal um exemplo diferenciado, digamos que certo alguém seja demitido de seu emprego, e forças maiores o leva a um bar para dar uma "relaxada", esse certo alguém tem um problema, que até então é seu, depois de algumas doses esse alguém decide pegar seu automóvel e sair em alta velocidade, pois ele está com problemas e um pouco chateado com a vida, logo em algumas esquinas a frente está uma criança na calçada tomando um ar curtindo o luar, e por um triste e infeliz "acaso" o certo alguém que estava em alta velocidade atinge a criança em cheio levando a mesma a óbito, e agora, de quem é o problema? Serão de muitos, pelo fato de que várias pessoas serão englobadas nesse problema, familiares e amigos das duas partes serão atingidas. Dessa forma, normalmente quando se tem um problema, ele não é só seu, mas de um coletivo, e as formas com que você decide resolve-los, ou amenizar, tem de ser bem pensada para que não se potencialize em outros problemas. Por esse motivo também, é bom ter alguém para compartilhar problemas, pois é uma boa forma de achar a resolução, e deve ser por isso que as redes sociais são tão cheias de desabafos, os consultórios de pacientes, a cadeia de presos... E vocês, criançinhas que costumam dizer 'o problema é meu, não é seu' (inclusive meu irmão), e não só crianças, mas também os adultos que tem esse hábito, não só de dizer, mas colocar em prática, tratem de pensar muito bem antes de dizer, pois certamente o seu problema também é ou será meu, mesmo com meus 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário