domingo, 5 de janeiro de 2014

Ser humano é ser o que?!

Seres humanos. Nossa espécie também é denominada ser humano. Mas o que vem a ser humano? Será que estamos sendo seres humanos em nosso cotidiano, ou perdemos essa característica? Na base da reflexão rápida creio que essa denominação se da por nossa característica de raciocinar, a racionalidade, o fato de pensarmos nos torna seres humanos. Mas será que só esse fato? Caso seja me sinto um pouco frustrado, pois imagino que ser humano vai muito além disso, ser humano para mim é ter sentimentos, é ser sentimentos. Mas algumas pesquisas constatam que outros animais também possuem sentimentos, logo a tese sentimental não possui tanto fundamento, e o que retorna é a parte racional, mas como não quero acreditar que seja apenas por isso, prolongo essa dúvida. Talvez o sentimento humano tenha se tornado único, afinal, é coisa do ser humano individualizar e agregar seus próprios conceitos para algo que devia ser universal, talvez isto seja ser humano. Arrisco a dizer que ser humano é ter humanidade, isto soa um pouco óbvio, mas a explicação tanto para mim quanto para você creio que seja bem difícil, pois o que é humanidade? Ou o que é ter humanidade? São perguntas abstratas, ao menos para mim, não vejo uma resposta exata, muitos podem até resumir em poucas palavras, mas certamente a resposta não teria a mesma grandeza que o ato. Algo interessante, podemos dizer que ter humanidade é um modo de agir de acordo com o sentimento, mas que sentimento? De humanidade. Mas o que é o sentimento de humanidade? sinceramente não sei, acredito que seja diversos sentimentos juntos formando um único que denomina-se humanidade, é creio que seja isso, mas só, os sentimentos bons? Como amor, compaixão... Ou os ruins também? Como inveja, ódio? Não sei, prefiro acreditar que só os bons, me faz sentir e ser melhor. Mas então, estamos tendo humanidade? Estamos sendo humano? Como ser vivo, com certeza afinal estamos vivos, mas como sentimento acredito que perdemos a essência e brilho, na verdade a magia, digo isso pelo que estamos vivenciando, diversas tragédias causadas pela maldade humana. Me agrada, ou melhor, me conforta mais acreditar que essa maldade não é essencialmente humana, mas algo que adquirimos, pode ser que não, mas prefiro acreditar na beleza humana. É um pouco difícil se formos relacionar com os fatos, mas se tiver fé e imaginação creio que seja possível. Espero que a cada dia possamos agir como humanos, agir com humanidade e dessa forma evoluir, pois de que vale toda evolução tecnológica caso não tenhamos nossa essência nem evoluímos nossa mente? Para mim não tem valor algum, e nem sentido. Sendo humanos talvez seja uma forma estabelecer e progredir nossa espécie, e a única forma em minha opinião. Não possuo seguimento religioso algum, e acredito que não há necessidade, não para ser humano. Mas creio em algo em comum a algumas religiões, o fator do 'amor ao próximo', que acho extremamente fundamental para sermos humanos. Se todos nos possuissemos esse sentimento o mundo seria sem dúvida um lugar bem melhor. E eu como sonhador que sou continuo e persisto em acreditar que um dia seremos melhores, e faremos um mundo melhor, a tese do amor ao próximo serve como uma luz e um caminho a ser percorrido. Espero que possamos iluminar toda essa escuridão, a minha lamparina de 17 está acesa, acenda a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário