sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pertencê

Quem, onde, o que, quando,como, você pertence?
A palavra pertencer nos remete posse, de alguém ou alguma coisa para com você, ou de você para alguém ou alguma coisa.
Inicialmente somos livres, mas livre de que? Livre de quem? Livre de nada... nem mesmo de você.
O pertencer pode ter lugar, forma, cheiro, gosto,
Pode deixar saudade ou repúdio.

Algum tempo atrás os seres humanos eram nômades, não tinham locais fixos, logo não pertenciam a nenhum lugar, em partes, pois habitava algo, que acaba pertencendo ao mesmo. Eram mais ou menos livres que nós do pertencimento? Acredito que mais livres quanto a localização, mas presos quanto a ideia.

Queremos tanto, buscamos tanto a liberdade, mas será que a liberdade é boa, ou melhor, será que queremos mesmo a liberdade? Ou só gostamos da ideia de liberdade? Mas espera ai, o que é liberdade? Chega a ser mais fácil dar exemplo de liberdade do que definir o que é liberdade, e se houver reflexão na argumentação ai que complica tudo rs. As vezes ficamos tão presos na busca por determinada liberdade, colocando-a em divisões, que acabamos nos perdendo,seja por falta de apoio, ou mesmo por não saber o que realmente queremos.

De quem são as ideias que você pensa? Será que são suas? Por que são suas? Por que você vivenciou, refletiu e adquiriu para você? Por que você leu e memorizou? Ou o que mais desgosto, implantaram em ti? O desgosto é questionável.

A ideia desse texto que na verdade não tem ideia alguma, são questionamentos, pois é de onde origina os pensamentos sólidos, sendo essa afirmação totalmente questionável assim como tudo.

Já parou para pensar que a maioria, se não todas as coisas são construções? Que foi construído para gerar uma espécie de ordem? Não me refiro apenas ao  físico, mas também, e principalmente ao ideológico/metafísico. Mas dai você pode pensar que possui sua individualidade e nela você é livre, até pode ser, mas acho extremamente difícil. Até mesmo nossa individualidade é construída, com uma forma de peneira e adequação de ideais interessantes. Interessante para quem? Boa pergunta, depende do fragmento em específico.

Pertencer algo ou a algo as vezes é bom, em determinadas situações é agradável e confortante. As construções normalmente não são nossas, e quando não são devem ser questionadas, até mesmo o que pensamos criar deve ser questionado por nós. Apenas aceitar e repassar é uma forma de legitimar, e essa legitimação pode vir a causar danos a terceiros ou a si, então pensemos antes de agir, e até mesmo em refletir. Pode parecer estranho, mas quando há prática torna-se um pouco mais normal.

Você pode me perguntar qual a ligação entre pertencimento, liberdade, construções, questionamentos e pensamentos. Só não espere de mim uma resposta.

Com carinho, guri de 17, ops menino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário