terça-feira, 8 de abril de 2014

Higiene social.

O que vem em sua mente ao ler essas duas palavras juntas?
Em primeiro momento talvez possa parecer um pouco estranho, mas com reflexão da para ter noção do que se trata, pois está intimamente ligado ao nosso cotidiano. 
Neste caso essa denominação é utilizada no aspecto literal das palavras mesmo, seria uma faxina na população, de forma que force a padronização generalizada. 
Como assim?
É simples, é constituída de forma imposta (diretamente e/ou indiretamente) um modelo ideal de pessoa ou modo de pensar, as pessoas que diferem dessa forma são forçadas a se adaptarem, caso contrário são extremamente reprimidas pela sociedade chegando até ao ponto de exclusão da mesma.
Um exemplo: O modelo ideal de corpo dos últimos anos. Atualmente o padrão passa por uma transição, antes(recentemente) o corpo ideal seria o dito 'magro', este tem se modificado para o "marombado". Ambos são produzidos, mantidos e estimulados pelo mercado de consumo, é uma ferramente extremamente eficaz para a incitação do poderoso consumismo. Desse modo as vestimentas da moda giram em torno dos padrões, sendo assim, apenas quem enquadra-se nesses padrões seriam caracterizados como "na moda", aqueles que não encaixam-se nesses padrões sofrem repressões físicas e morais ao ponto de querer a todo custo fazer parte desse grupo, algo que não é fácil pois cada ser é único, nesta ocasião os organismos são diferentes assim como as pessoas de modo amplo, o que pode acarretar em doenças por conta de medidas insensatas/desesperadas. Esses fatos sustentam a tese de que não poderia haver um padrão, mas essas ideias não são aceitas por não serem rentáveis para o mercado. 
Para ocorrer a padronização são criadas diversas medidas que também geram lucro, como no caso do peso a criação de academias, medicamentos, entre outras. Nota-se que não são os produtos que adaptam as pessoas, mas as pessoas que devem adaptar-se aos produtos. Estranho, não? Além de haver um custo financeiro para a aquisição do produto ainda deve ocorrer a adaptação perante o mesmo. 
Isso caracteriza a higiene social, pegar o que é diferente e de todas as formas possíveis tentar eliminá-lo ou adapta-lo ao dito normal. 
Podemos partir para outro exemplo.
Algo que ficou mais próximo a mim de algumas semanas para cá. A questão indígena, nesse caso é formado caracterizações normalmente deturpadas da realidade para gerar um repúdio do restante da sociedade. Qual interesse nisso? É extremamente útil para os grandes "proprietários" de terra, demonizam a imagem do índio ao ponto da sociedade adquirir repúdio pela figura indígena, dessa forma torna-se fácil a atuação dos "proprietários" de terras na hora de apropriar-se das terras indígenas. É criado um esteriótipo extremamente negativo a cerca das comunidades indígenas com o intuito de marginalizá-los, com a criação desses esteriótipos e alegação da isenção dos mesmos na geração de capital tornam-se totalmente vulneráveis ao sistema, que caminha pela extinção cultural, uma perca imensa para a sociedade brasileira e mundial.
Não há exemplo mais claro de higienização do que a atuação de Hitler da Alemanha nazista, é certamente o evento mais evidente de higienização social, nesse caso foi empregado o termo "purificação da raça", um sinônimo do título desse texto. 
A ideia do texto é evidenciar algo que é totalmente destrutivo para sociedade, que está constantemente presente no cotidiano. Essas denominadas minorias estão exposta ao sofrimento a todo momento, desde um olhar até uma fala preconceituosa, temos de tomar cuidado com nossas atitudes, em toda situação é necessário o respeito das diferenças, não há nada de lucrativo humanamente falando. 
Aconselharia aos leitores que sempre ao ser exposto ao diferente pensasse nas medidas de higienização que esse diferente sofre, talvez assim houvesse uma conscientização, caso consiga fazer essas reflexões diria que está em um bom caminho. Lembrando que o sujo só é sujo a partir do momento que alguém diz que é sujo. A sujeira não é algo natural, nenhuma sujeira é natural, são criações. Não pense que todas as denominações de sujeiras são ruins, porém as evidenciadas como exemplo nesse texto com certeza são!
De limpeza o menino está tranquilo, sujo pelo sujo, quem não é? As vezes é bom guardar ou modificar seus 17 pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário